Home Blog

Fisco restitui IUC pago por carros importados com matrícula anterior julho de 2007

0

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) vai restituir o IUC pago pelos proprietários de carros importados após 1 de julho de 2007, mas com primeira matrícula anterior a esta data.

No dia 01 de janeiro deste ano passou a prever uma lei que prevê que os carros importados de outros países da União Europeia, com primeira matrícula anterior a julho de 2007, passam a pagar Imposto Único de Circulação (IUC) pelas regras e tabelas em vigor antes desta data.

Segundo uma fonte oficial do Ministério das Finanças citada pelo Jornal ECONÓMICO, ainda não existem elementos que permitam um apuramento rigoroso sobre o “universo abrangido e valores correspondentes de imposto a restituir”, acrescentando que “o Governo solicitou à AT para divulgar, em breve, um esclarecimento público sobre o tema através de nota a publicar no Portal das Finanças”.

Segundo aquela fonte, esta atuação da AT enquadra-se “na orientação dada no sentido de melhorar a relação com o contribuinte, designadamente na dimensão de eliminação de contencioso desnecessário”.

Ao que tudo indica, a restituição do IUC poderá contemplar os quatro anos anteriores.

(Com colaboração de Diana Gonçalves)

Reunião científica do CIPER avaliou efeitos de um programa de treino físico periódico e não periódico

0

No passado dia 18 de dezembro, a reunião científica do CIPER foi dinamizada por Rita Pinto do grupo Healthy Weight que apresentou o projeto “The Effect of a Long Term Supervised Periodization Exercise Training on Health Related Physical Fitness in Patients with Coronary Artery Disease”.

Durante a reunião foram apresentados e discutidos os resultados preliminares do estudo controlado randomizado (ECR) de 12 meses para avaliar os efeitos de um programa de treino físico periódico versus um programa de treino físico não periódico na aptidão física relacionada com a saúde, em pacientes com doença arterial coronariana.

Para mais informações contactar: ciperfmh@fmh.ulisboa.pt

(Com colaboração de Diana Gonçalves)